Blog

Fórum Sustentabilidade e Governança discute mudanças no setor financeiro

Créditos: Rubens Nemitz Jr

Painel apresentou diversidade no setor financeiro e os indicadores na captação de recursos para projetos em sustentabilidade

O primeiro painel do último dia de 7ª Fórum Sustentabilidade e Governança, o maior encontro de discussão sobre o desenvolvimento sustentável e governança do país, com a presença de líderes e dirigentes de empresas nacionais e internacionais, apresentou o tema “Finanças e sustentabilidade: modelos e práticas do setor financeiro”. Grandes instituições financeiras apresentaram seus indicadores de estímulo e/ou limitação para a geração de incentivos financeiros para projetos que envolvam sustentabilidade e governança.

José Berenger, diretor-presidente do banco JP Morgan, demonstrou que diversidade e inclusão estão no DNA da multinacional, com diversos programas voltados para o enaltecimento das mulheres, acessibilidade, relacionamento com a nova geração, entre outros. “Além dos nossos programas, temos uma rigorosa análise das operações que devem ser condizentes com nossos valores. O que decidimos impacta a sociedade no entorno, então buscamos equilíbrio nas aprovações de crédito”.

Lisiane Astarita é gerente de planejamento do Banco Regional Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e comentou sobre a atuação do banco que aplica quase 3 bilhões de financiamentos de longo prazo. “Estruturamos nosso plano de ação com regras para que não financiemos projetos que não tenham questões socioambientais regulares. Mapeamos nossos indicadores para avaliar os riscos e premiar os projetos com impactos positivos na sociedade”.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa, vê a sustentabilidade de seus investimentos muito ligada ao relacionamento com seus associados. “Tratamos da satisfação e confiança do associado; da transparência e engajamento por meio de assembleias e reuniões de prestação de conta nas comunidades e educação financeira”, declara André Alves de Assis, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi PR/SP/RJ.

Confira as fotos do evento.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *