Fórum de Sustentabilidade e Governança

O caminho natural do desenvolvimento.

21 e 22 de Agosto de 2018
Curitiba | Paraná | Brasil

Palestrantes

Artur Grynbaum, Presidente do Grupo Boticário

Artur Noemio Grynbaum, 43 anos, sócio e presidente do Grupo O Boticário, é um dos mais respeitados executivos de empresas do País. Formado em Administração e Economia pela Faculdade de Administração de Empresas (FAE), com Pós-Graduação em Finanças pelo IBMEC, Artur ingressou no Boticário em 1986 como Assistente Financeiro para, em seguida, ocupar os postos de Assessor de Diretoria, Diretor Financeiro, Diretor Comercial e Vice-Presidente até ser alçado à Presidência da corporação. Nas representações empresariais setoriais Artur já foi presidente da ABF – Associação Brasileira de Franchising, posição que ocupou por dois mandatos (2005/2006 e 2007/2008), sendo hoje Vice-Presidente da Abihpec - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.


Bruno Mariani, Presidente da Symbiosis Investimentos

Bruno Mariani é administrador de empresas formado pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro e com programas de Pós-Graduação Executiva na Wharton University of Pennsylvania (EUA) e IMD - International Institute for Management Development, (Suiça). Trabalhou durante 20 anos, no Banco BBM S.A e foi sócio e diretor executivo durante os últimos 10 anos. Em 2010 se tornou Membro do Conselho deliberativo do Funbio - Fundo Brasileiro para a biodiversidade - e em 2012 se tornou Presidente do Conselho Deliberativo. Em 2008 concebeu e criou Symbiosis Investimentos e Participações Ltda., onde é sócio fundador e principal executivo. Com sua experiência em mercado financeiro nacional e internacional objetiva tornar a sustentabilidade um investimento rentável.


Camila Valverde, Diretora de Sustentabilidade do Walmart Brasil

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Salvador, Camila Valverde Santana é diretora de Sustentabilidade do Walmart Brasil. Antes de assumir a área, Camila atuou na companhia como gerente de Relações Institucionais e da Loja da Comunidade. Além de pós-graduada em Administração de Serviços pela Universidade Federal da Bahia, participou de diversos programas gerenciais, entre eles o Programa de Desenvolvimento Gerencial da Fundação Dom Cabral (MG).


David Canassa, Gerente Corporativo de Sustentabilidade da Votorantim Industrial

David Canassa, engenheiro eletricista, com Mestrado em eficiência energética pela USP e MBA pela Fundação Getúlio Vargas, está no Grupo Votorantim há mais de 20 anos, e foi escolhido, em 2008, para implantar a área de sustentabilidade. Ocupa, atualmente, a função de Gerente Corporativo de Sustentabilidade da Votorantim Industrial, que engloba os negócios tradicionais do grupo: cimento, metais, energia, agronegócio, siderurgia e papel e celulose. Canassa é também a Presidente da Câmara Temática de Energia e mudança do Clima do Conselho Empresarial Brasileiro para o desenvolvimento Sustentável (CTClima-CEBDS) e representante do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), integrando uma rede global de mais de 50 conselhos nacionais que estão trabalhando para disseminar uma nova maneira de fazer negócios ao redor do mundo.


Gleisi Hoffmann, Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República

Gleisi Helena Hoffmann é formada em Direito e tem especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. Sua experiência profissional concentra-se na gestão pública e na vida política. Gleisi já foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul e secretária de Gestão Pública no município de Londrina, no Paraná. Com a vitória de Lula à Presidência da República, em 2002, foi indicada ao cargo de Diretora Financeira da Itaipu Binacional, onde aprimorou os seus conhecimentos em gestão pública e implementou diferentes medidas de caráter estruturante na empresa. Durante esse período, contribuiu para o desenvolvimento de vários projetos de cunho social. Em 2010, Gleisi Hoffmann tornou-se a primeira mulher eleita para ocupar uma vaga no Senado pelo Paraná, com mais de três milhões de votos. Em junho de 2011, a Presidenta Dilma Rousseff convidou-a a assumir a chefia da Casa Civil da Presidência da República.


Ivan Tomaselli, Presidente da STCP

Ivan Tomaselli, Fundador e Presidente da STCP Engenharia de Projetos Ltda., é Engenheiro Florestal e M.Sc. em Tecnologia da Madeira pela Universidade Federa do Paraná, PhD pela Universidade de Melbourne, Austrália, e Pós-Doutor em Bundesforschungsanstaltfur Forest-undHolzwirtchaft, Hamburgo, Alemanha. Tem mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de projetos relacionados à indústria e mercado de produtos florestais, bem como em políticas e programas públicos setoriais. Tem sido responsável pela coordenação de projetos e consultor para empresa e organismos internacionais como FAO, ITC, ITTO, Banco Mundial, BID, CIFOR e IIED, entre outros. Foi Professor Titular da Universidade Federal do Paraná de 1977 até 2010.


Joésio Siqueira, Vice-Presidente da STCP

Joésio Deoclécio Pierin Siqueira é graduado em Engenharia Florestal e Engenharia de Segurança pela Universidade Federal do Paraná, especializado em Administração Pública pela USP, M.Sc. em Manejo Florestal e Doutor em Política Florestal e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná. Sócio e Vice-Presidente da STCP Engenharia de Projetos Ltda., possui quase 40 anos de experiência na coordenação e elaboração de projetos relacionados ao meio ambiente. Tem atuado intensivamente em projetos ambientais e de desenvolvimento sustentado na Amazônia brasileira e em países vizinhos (Equador, Peru, Bolívia e Colômbia), tanto para a empresa como para organizações internacionais (FAO, Banco Mundial, BID e outros).


John Gardner, Vice-Presidente e Diretor-Executivo de Sustentabilidade da Novelis

John Gardner é Vice-Presidente e Diretor-Executivo de Sustentabilidade da Novelis Inc, líder mundial em laminados de alumínio, e subsidiária da Hindalco Industries, uma das maiores produtoras integradas de alumínio e líder na produção de cobre. Ele é responsável pela condução da sustentabilidade em todas as operações da Novelis em 11 países e 11.600 funcionários. John Gardner atuou por mais de 25 anos e ocupou vários cargos seniores na Novelis, incluindo posições em vendas e marketing, operações, reciclagem e assuntos corporativos. Mais recentemente, John foi Vice-Presidente de Recursos Humanos e Comunicações para a Novelis Europa. Gardner, um cidadão do Reino Unido, tem um Mestrado em Ciências da Warwick Business School e um bacharelato.


Jorge Samek, Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional

Nascido em Foz do Iguaçu-PR, Jorge Miguel Samek é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pedido do presidente Lula, assumiu a Diretoria-Geral Brasileira da maior usina hidrelétrica do mundo, a Itaipu Binacional, responsável atualmente pela produção de 25% da energia consumida no Brasil (que movimenta 2/3 do PIB nacional) e 95% da energia consumida no Paraguai. Samek iniciou sua atuação política como líder do movimento estudantil. Foi secretário de Abastecimento de Curitiba e presidente da Ceasa-PR (1985-1988), na gestão do prefeito Roberto Requião. Eleito vereador em Curitiba em 1988 pelo PMDB, filiou-se ao PT em 1990 e foi reeleito para outros três mandatos consecutivos.


José Luciano Penido, Presidente do Conselho Deliberativo da Bracelpa e do Conselho de Administração da Fibria

José Luciano Penido é Presidente do Conselho de Administração da FIBRIA Celulose S.A. desde novembro de 2009. É também Presidente do Conselho Deliberativo da Bracelpa, Co-Chairman do SFPI (Sustainable Forest Products Industry), Working Group do WBCSD (World Business Council for Sustainable Development). Engenheiro de Minas formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui extensa carreira em grandes projetos de mineração. Penido sempre exerceu suas atividades focando em pessoas e em sustentabilidade como um sólido suporte para obtenção de extraordinários resultados de longo prazo. Entre suas iniciativas de caráter social, estão suas participações como Conselheiro do Instituto Ethos e Presidente do Conselho da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.


Manuel Martins, Coordenador Executivo da Fundação Vanzolini

Engenheiro civil formado pela Poli/USP em 1969 e doutor pelo Imperial College, de Londres, Manuel Carlos Reis Martins é o Coordenador Executivo do Processo Aqua, certificação da construção sustentável conferida pela Fundação Vanzolini, e do selo ambiental e declaração ambiental de produtos sustentáveis da construção civil - RGMAT. Martins foi diretor e coordenador de qualidade no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e diretor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Maria Alice Alexandre, Secretária-Executiva do Instituto Life

Alice é graduada em Matemática pela PUC Campinas e tem MBA em Negócios Internacionais pela FGV EAESP. Trabalhou na Ricoh Industrie, sediada na França, onde ocupou a função de Gerente de Compras durante 10 anos, e na Lucent Technologies, como Diretora de Compras para o Brasil e a América Latina durante 7 anos. De 2007 a 2009 foi Diretora de Compras da Nokia Corporate para a América Latina, realizando, entre outras atividades, o desenvolvimento de novos processos para qualificação e gerenciamento da base de fornecedores e suas alianças estratégicas. Desde 2010, numa guinada significativa de atuação profissional, trabalha no Instituto Life como principal executiva da instituição, responsável pela gestão institucional, desenvolvimento do negócio e expansão internacional.


Markku Simula, Presidente da ArdotOy

Markku Simula, Doutor em Engenharia Florestal e Mestre em Economia Florestal pela Universidade de Helsinki (Finlândia), é especialista em economia, política e certificação florestal. Presidente da Ardot Oy, empresa de consultoria, atua como consultor para governos, organismos internacionais, empresas privadas e outros nas áreas de: certificação florestal e sistemas de manejo florestal sustentável; otimização de processos e empreendimentos de base florestal; análise técnica, operacional, econômica e financeira de investimentos de base florestal; desenvolvimento regional e planejamento estratégico. Simula é também professor adjunto da Escola de Agricultura e Silvicultura da Universidade de Helsinki, onde ministra a disciplina de política florestal internacional.


Miguel Milano, Presidente da MILANO Planejamento e Consultoria

Miguel Serediuk Milano é Engenheiro Florestal, M.Sc e Dr. em ciências florestais pela UFPR, onde foi professor por 25 anos, tendo cumprido seu pós-doutorado na Colorado State University. Foi Diretor do IBAMA, Diretor Executivo da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e Diretor Corporativo de Responsabilidade Social do Boticário, Representante da Fundação AVINA para o Sul do Brasil e o Pantanal. Atualmente divide seu tempo como Direção da Permian Brasil, braço nacional da Permian Global (Fundo de investimentos inglês para operações com REDD+), e da Milano Consultoria e Planejamento, através da qual integra os conselhos de sustentabilidade do Grupo EBX e Novelis (EUA). É também integrante do conselho diretor do Funbio, Instituto LIFE, Forest Trends, entre outras.


Paulo Monteiro, Diretor Corporativo de Sustentabilidade e Presidente do Conselho de Sustentabilidade do Grupo EBX

Paulo Monteiro B. Filho é graduado em Engenharia Elétrica pela PUC de Petrópolis e tem MBA em Gestão e Planejamento Estratégico. Com 30 anos de experiência no setor elétrico, foi Diretor Executivo da Enersul S.A. (Mato Grosso do Sul), responsável pelo plano estratégico do parque de geração de energia elétrica e pelos estudos e negociações para implantação da empresa de gás do Mato Grosso do Sul (MSGás). Foi consultor da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul e desde 2001 está no Grupo EBX, onde foi diretor da MMX, Diretor de Sustentabilidade e Novos Negócios da MPX, responsável pelo planejamento estratégico de energia do Grupo. Atualmente é Diretor Corporativo de Sustentabilidade e Presidente do Conselho de Sustentabilidade do Grupo EBX.


Pedro Moura Costa, Presidente da BVRio

Pedro Moura Costa é co-fundador e Presidente da BVRio, bolsa de valores ambientais do RJ. Foi fundador e Presidente da EcoSecurities, empresa líder mundial no desenvolvimento de projetos de redução de emissões de gases efeito estufa (GEE) e no comércio de créditos de carbono. Desde 1992, Pedro trabalha com finanças ambientais, tendo desenvolvido o primeiro projeto de MDL localizado no Brasil, e a partir dele a maior carteira de créditos de carbono em âmbito global, contando com mais de 700 projetos de redução de emissões de GEE em 40 países. Dr. Moura Costa fez seu PhD na Universidade de Londres e publicou diversos estudos sobre comércio de carbono e finanças ambientais, incluindo os estudos no âmbito do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, reconhecido com o Premio Nobel da Paz.


Ricardo Abramovay, Professor Titular da FEA/USP e Colunista da Folha de São Paulo

Conhecido de muitos por seus artigos em jornais de grande circulação e influência nacional, como a Folha de São Paulo, Ricardo Abramovay é Professor Titular do Departamento de Economia da FEA (Faculdade de Economia e Administração) e do Instituto de Relações Internacionais da USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Projeto Temático FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil. Abramovay é autor do livro Muito Além da Economia Verde, Editora Planeta Sustentável, São Paulo, 2012, recentemente lançado. Twitter: @abramovay


Ricardo Bayon, Sócio-fundador da Eko Asset Management

Ricardo Bayon é sócio e co-fundador da Eko Asset Management. Anteriormente, foi fundador e Diretor-executivo do Ecosystem Marketplace, onde foi coautor de uma série de publicações sobre os mercados voluntários de carbono. Sua publicação mais recente "Conservation and Biodiversity Banking: A Guide to Setting Up and Running Biodiversity Credit Trading System" foi lançada pela Earthscan (Londres). Por mais de uma década, Bayon tem se especializado em temas relacionados a finanças, sistema bancário e meio ambiente. Atuou também como consultor para várias organizações, incluindo o IFC, Banco Mundial, IUCN e The Nature Conservancy. Seus artigos são publicados no The Washington Post, The Atlantic Monthly e International Herald Tribune.


Roberto Dumas Damas, Head de Risco Socioambiental do Banco Itaú BBA

Roberto Dumas Damas, executivo com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro nacional e internacional, trabalhou em instituições como UBS Bank, Citigroup e Lloyds Bank, nas áreas de fusões e aquisições (investment banking), equity research e tesouraria. Até recentemente foi Chefe do Escritório de Representação do Banco Itaú BBA em Shanghai (China), onde permaneceu por 4 anos, sendo membro da Chinese Academy of Social Science (Brazilian Center Studies). Dumas é graduado e pós-graduado pela FGV, Mestre em Economia pela The University of Birmingham (Inglaterra) e em Economia Chinesa pela Fudan University (China) e Chartered Financial Analyst (CFA). Foi professor de economia internacional na FIA-USP, INSPER, CEIBS e Fudan University.


Stephen Rumsey, Chairman da Permian Global

Stephen Rumsey é um dos fundadores e atual Chairman da Permian Global, empresa especializada em créditos de carbono gerados por projetos de conservação de florestas tropicais. Criada em 2007 por um grupo de gestores de investimentos com experiência na promoção e desenvolvimento de empresas, a Permian acredita que uma abordagem orientada para o mercado é fundamental para lidar com a ameaça real das mudanças climáticas. Anteriormente, Rumsey foi fundador e CEO da European Credit Management, Diretor da Divisão de Mercado do Merrill Lynch e Diretor de Investimento do Banco Barclays em Londres.


Realização 2012

  • STCP
  • Milano
  • EBX

Patrocínio Master

  • Grupo Boticário
  • Votorantim

Patrocínio Ouro

  • Arauco
  • Compagás
  • Itaipu Binacional